Ao escutar uma piada, daquelas que nos fazem disparar a rir, são produzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h. Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas. Os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais. Rir é um aspecto tão inerente à existência humana que esquecemos como são interessantes esses ataques repentinos de alegria. Por que as pessoas riem quando escutam uma piada? Segundo o escritor húngaro Arthur Kostler (1905-1983), o riso é um reflexo de luxo, que não possui utilidade biológica. Entretanto a Natureza não investe em algo inútil, acredita-se que o impulso de rir possa ter contribuído para a sobrevivência no decurso da evolução. A gelotologia que pesquisa sobre o riso, aponta que esta é a mais antiga forma de comunicação. Os centros da linguagem estão situados no córtex mais recente, e o riso origina-se de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria. Razão pela qual o riso escapa ao controle consciente. Não se pode dar uma boa gargalhada atendendo a um comando, muito menos é possível reprimi-la. O riso pode apresentar um aspecto físico, cognitivo e emocional. Acontecimento este que não reduz o senso de humor a uma única região do cérebro. Rir, achar algo engraçado, é um processo complexo, que requer várias etapas do pensamento.
Por Patrícia LopesEquipe Brasil Escola
Pesquisar Aqui
terça-feira, 28 de julho de 2009
ULTIMA
O ex-atacante Romário foi condenado pelo juiz Mario Olinto Cunha Filho, da 2ª Vara Cível Regional da Barra da Tijuca, a pagar uma indenização de R$ 3.759,19 ao técnico de som Bruno Lima Freire, que teria recebido cheques sem fundos como pagamento de parte de um serviço. O caso aconteceu em 2005, e a condenação é de 2008, mas cabe recurso por parte do ex-jogador. Segundo os autos do processo, Bruno Lima Freire teria prestado serviços de sonorização e montagem de equipamento de som na boate Café do Gol, do qual Romário foi o proprietário. O acerto entre as partes foi verbal, e o serviço deveria ser pago parte em dinheiro e parte em cheques. O autor diz que recebeu dois cheques – um de R$ 900, e outro de R$ 600 -, mas os dois não tinham fundos.
NO HOSPITAL
A enfermeira chama uma velhinha que estava dormindo:
- Acorda, senhora! Está na hora de tomar o seu remédio para dormir
- Acorda, senhora! Está na hora de tomar o seu remédio para dormir
PERGNTINHAS
O menino pergunta para o colega:
- Como se faiz para colocar um elefante na geladeira ?
- Não sei.
- Abre a geladira e coloca ele lá.
E como se faz para coloar uma girafa na geladeira?
- Ah!! Agora eu sei. Abre a geladeira e coloca ela lá.
-Não. Primeiro tem que tirar o elefante que está lá dentro e depois colocar a girafa. Agora,
me diga: O leão fez uma festa.
Foram todos os bichos, menos um. Quem faltou?
- Como vou saber?
- A girafa. Ela ainda estava na geladeira. E como é que se faz parar atravessar um rio onde moram muitos jacarés?
- Eu sei lá.
- Pode ir nadando. Os jacarés estão na festa do leão.
- Como se faiz para colocar um elefante na geladeira ?
- Não sei.
- Abre a geladira e coloca ele lá.
E como se faz para coloar uma girafa na geladeira?
- Ah!! Agora eu sei. Abre a geladeira e coloca ela lá.
-Não. Primeiro tem que tirar o elefante que está lá dentro e depois colocar a girafa. Agora,
me diga: O leão fez uma festa.
Foram todos os bichos, menos um. Quem faltou?
- Como vou saber?
- A girafa. Ela ainda estava na geladeira. E como é que se faz parar atravessar um rio onde moram muitos jacarés?
- Eu sei lá.
- Pode ir nadando. Os jacarés estão na festa do leão.
NA BIBLIOTECA
Um ladrão chega na biblioteca e diz:
- A bolsa ou a vida !!!
A bibliotecária pergunta:
- Qual é o aultor ?
- A bolsa ou a vida !!!
A bibliotecária pergunta:
- Qual é o aultor ?
FILHO CURIOSO
O garoto pergunta para a mãe:
- Mamãe, porque todo dia a senhora penteia o cabelo e passa batom?
- Ah, meu filho, é para ficar mais bonita.
- E porque e que a senhora não fica ?
- Mamãe, porque todo dia a senhora penteia o cabelo e passa batom?
- Ah, meu filho, é para ficar mais bonita.
- E porque e que a senhora não fica ?
LIÇÃO DE CASA
A professora perguntou para o aluno:
- Porque você não fez a lição de casa?
- Porque eu moro em apartamento, fessora !
- Porque você não fez a lição de casa?
- Porque eu moro em apartamento, fessora !
CONVERSA DE DOIDO
O delegado tem que iterrogar dois assaltantes. Pergunta para o promeoro:
- Qual a sua profissão?
- Não tenho prfissão, senhor.
Pergunta para o segundo
- E a sua?
- Sou aprendiz dele ...
Volta a perguntar para o primeiro:
- O que você Faz na vida?
- Nada não.
E para o segundo
- E o senhor
- Eu ajudo ele.
O delegado pergunta
- Onde você mora?
- Não tenho casa senhor?
Pergunta para o parceiro:
- E você?
- Sou vizinho dele senhor.
- Qual a sua profissão?
- Não tenho prfissão, senhor.
Pergunta para o segundo
- E a sua?
- Sou aprendiz dele ...
Volta a perguntar para o primeiro:
- O que você Faz na vida?
- Nada não.
E para o segundo
- E o senhor
- Eu ajudo ele.
O delegado pergunta
- Onde você mora?
- Não tenho casa senhor?
Pergunta para o parceiro:
- E você?
- Sou vizinho dele senhor.
Assinar:
Postagens (Atom)